Bahia possui grande produção de mel
Bahia possui grande produção de mel
créditos: Arquivo Sebrae Bahia
Bahia se destaca na produção de mel
Autor:
Tânia Simões
Atividade pode ser uma alternativa rentável, por isso é estimulada no estado baiano
Considerada uma das grandes opções
para agricultura familiar, a apicultura proporciona o aumento de renda,
por meio do aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente.
Mesmo sendo considerada uma atividade econômica, a apicultura ainda é
pouco explorada. Essa atividade tem grandes possibilidades de expansão, com boa aceitação no mercado nacional e internacional dos seus produtos. A Bahia, apesar de grande produtora, exporta menos que outros estados, que têm uma produção menor. Portanto, a criação de abelhas representa um potencial econômico alternativo a ser desenvolvido no estado, o que torna indispensável à modernização da atividade e expansão da ocupação, da produção e da exportação.
Trabalho e renda
A técnica de criação de abelhas, extração e comercialização dos seus produtos derivados é uma atividade que tem futuro e pode gerar trabalho e renda para um grande número de produtores. Isso significa a criação de novos empregos na zona rural e absorção da mão de obra familiar. Porém, o setor requer investimentos para real aprimoramento tecnológico e comercial, para torná-lo cada vez mais competitivo.
Na Bahia, o processo de profissionalização do setor passa pela organização de toda a cadeia produtiva. Com a organização em cooperativas, a abertura dos canais de exportações serão facilitadas. Esse é um dos principais objetivos da atuação do Sebrae na Mesorregião Norte, Microrregião de Eunápolis e Microrregião de Ilhéus.
Só o projeto Apis (Apicultura Integrada e Sustentável), no extremo sul da Bahia, que reúne sete associações em oito municípios da região, conseguiu comemorar o aumento na produção de mel da Cooperativa de Apicultura e Meliponicultura do Extremo Sul da Bahia (Coopamel).
Aumento da produtividade
No início, a produção de mel da Cooperativa era de 60 toneladas ao ano, com extração de 20 quilos por caixa de abelha. Após a organização da Cooperativa, os apicultores conseguiram produzir em média 40 quilos por caixa. Esse projeto beneficia apicultores de Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Itabela, Guaratinga, Itanhém, Jucuruçu e Eunápolis.
Outra referência baiana na produção de mel é o município de Ribeira do Pombal, onde está a sede da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi). Conforme dados do IBGE, essa Central de Cooperativas chega a reunir mais de dois mil apicultores e apresenta uma produção anual em torno de 1,2 toneladas de mel.
A apicultura é uma atividade em expansão que precisa de estímulo e incentivo. A consolidação da cadeia produtiva da apicultura na Bahia é um fator indispensável para dar sustentabilidade ao negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário