quinta-feira, 21 de março de 2013

PRONATEC APICULTURA NA BAHIA

Tudo pronto para o início do PRONATEC

As informações sobre os procedimentos de gestão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) entre SENAR e Ministério da Educação foram debatidas hoje, 29 de fevereiro, na sede da CNA, em Brasília. Foi o segundo e último dia de reunião entre os gestores do programa. “É normal que antes da real implantação, os processos sejam debatidos e definidos entre o SENAR e o MEC. É natural, em todos os tipos de parceria entre instituições de ensino, que as políticas sejam adequadas e alinhadas. Por isso é tão importante esse espaço de debate. É aqui que os objetivos do PRONATEC começarão a ser alinhados com os objetivos do SENAR”, disse Andrea Barbosa, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social da Administração Central do SENAR.
Na reunião de hoje, os gestores conversaram sobre os procedimentos para a utilização do SISTEC, um sistema de gestão desenvolvido pelo MEC para gerenciar todas as informações e processos operacionais do PRONATEC. "O SENAR ficará responsável por procedimentos como a pactuação de vagas, a formação de turmas e os controles de gestão didática dos alunos matriculados nos cursos e registrados no SISTEC. Os gestores de cada regional puderam compreender as diretivas do programa e adaptar esses objetivos à política de sua região. Em outras palavras, o SENAR terá uma grande liberdade para realizar as adaptações necessárias a sua realidade didática e suas metas pedagógicas”, informou.
Parceria SENAR e MEC
O termo de adesão entre SENAR e MEC foi assinado em dezembro de 2011 para implantação nas áreas rurais do País. O PRONATEC já existia antes da parceria com o SENAR, mas não era voltado para a área rural. “Com mais acesso ao ensino e à capacitação profissional permitiremos que os jovens continuem no campo, ajudando o setor rural a se desenvolver, produzindo comida e colaborando para sanar as consequências da fome no mundo, uma grande preocupação mundial”, disse Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR, no momento da assinatura da parceria entre as duas entidades.
Cursos oferecidos pelo SENAR no âmbito do PRONATEC
A partir do próximo mês, março de 2012, o SENAR passará a oferecer, nos Estados, os seguintes cursos:
- Apicultura
- Avicultura de corte e postura
- Bovinocultura de Corte
- Bovinocultura de Leite
- Equideocultura
- Construção de sistemas de irrigação por superfície e drenagem
- Fruticultura Básica
- Operação de tratores
- Transformação caseira de produtos: embutidos, defumados, beneficiamento de carne de ovino, caprino, peixe, frango e bovino
- Cultivo de olerícolas de talos, folhas e flores
- Cultivo de Plantas industriais – Mandioca
- Suinocultura
Consta no termo de adesão do SENAR ao PRONATEC/ Ministério da Educação a intenção de ofertar 50 mil vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de 160 horas mínimo.
Fonte Assessoria de Comunicação do SENAR
www.canaldoprodutor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário